terça-feira, 31 de maio de 2011

Fora do ar

Caros leitores, estou com problemas na minha conexão, por isso não estou atualizando o blog nestes dias, espero que até o dia 15 de junho já tenha reestabelecido.

Grato pela compreensão....

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Torneio de Xadrez reúne alunos do G9 e de Pedralva

04/05/2011

Por Bill Souza

Muita concentração e rapidez de raciocínio. Assim aconteceu o 1º Torneio de Xadrez do Curso G9, que teve a participação de integrantes do Colégio RH de Pedralva. O objetivo é promover a integração dos participantes e estimular a prática do esporte, que traz inúmeros benefícios aos jogadores. O evento aconteceu na manhã de sábado, 30 de abril, na quadra poliesportiva do G9 e contou com a participação de 65 atletas, entre alunos e familiares.

“É importante competir e buscar entender as técnicas do xadrez para aprimorar nossas habilidades. Eu realizei as disputas com muita calma, consegui articular bem as jogadas e procurei errar o menos possível”, afirmou o aluno do 1º Ano do Ensino Médio do G9, Mateus Silva Figueiredo. Ele ficou em 2º lugar no Torneio, perdendo apenas um jogo - para a sensação da competição, o garoto Pedro Arango. “Ele tem só seis anos e é muito bom. Terá muito futuro no esporte, se continuar assim”, completou.

Antônio Carneiro de Araújo é avô do aluno Victor Toon de Araújo, do 6º Ano do Ensino Fundamental II, e veio de São Paulo para acompanhar o neto na competição. “Sempre gostei do xadrez porque é um jogo de infinitas possibilidades e os lances são imprevisíveis. É um prazer estar aqui nesse dia e vou competir ao lado do Victor”, afirmou. O garoto disse que aprendeu o jogo com o avô e ficou feliz com a sua presença. “Ele vai ver se eu estou bem no xadrez, vai avaliar minha capacidade e meu desempenho. Foi legal ele ter vindo”, disse.

Para o professor de xadrez do G9, Antônio Martins Souza Neto, o importante é preparar os alunos para os desafios. “Nas aulas realizamos campeonatos e avaliamos as competências de cada um. Dados mostram que os jogadores de xadrez desenvolvem o raciocínio lógico. Isso auxilia os alunos a se concentrarem”, destacou. Ele disse ainda que, além do raciocínio lógico, o xadrez auxilia na agilidade, concentração e disciplina.

Repercussão

Já o presidente do Clube Itajubense de Xadrez (CIX), professor Aécio Zózimo Bustamante, um dos organizadores do evento, disse que os principiantes têm dificuldade em entender as regras do jogo. “Muitos não estão acostumados a jogar com o auxílio do relógio e ainda não aprenderam as técnicas. É preciso desenvolver o amor pelo xadrez e praticar bastante. Só assim estarão realmente qualificados”, apontou. O professor parabenizou a iniciativa do G9 e disse que todos os seus alunos sempre se tornaram “homens de bem na sociedade, honestos, responsáveis e competentes”.

Para a professora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho, coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, incentivar as crianças, desde as séries iniciais, a práticas esportivas saudáveis faz parte da proposta pedagógica do Colégio. “Isso facilita o aprendizado e ensina nossos estudantes a competir, sabendo que podem ganhar ou perder”, afirmou.

Já a coordenadora do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira, disse que os alunos podem aprender com os erros e desenvolver novas habilidades. “Além de estarem juntos com os colegas, eles desenvolvem o intelecto, aprendem a seguir regras e a controlar a emoção”, falou. Ela apontou também que os alunos passam a valorizar o conhecimento do outro e “entender as estratégias do jogo”.

O campeonato foi disputado em seis categorias, divididas em Masculino e Feminino: sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, Absoluto e Familiares. O sistema de disputa foi o Torneio Suíço, que reuniu quatro rodadas e apontou um ponto para cada vitória e meio ponto nos empates conquistados. Os jogadores tiveram 20 minutos em cada rodada; no primeiro erro, o relógio era parado e no segundo lance irregular a partida era encerrada.

Confira os campeões de cada categoria:

Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação / conexão Itajubá - http://www.conexaoitajuba.com.br

Comente!

As mais lidas na Última semana

As mais lidas do mês

As mais lidas do blog

Meu canal no youtube