Administração

Administração ou gestão de empresas supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.




Funções da Administração

                                          fonte:apostila telecurso tec


Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador:  planejar,  organizar,  controlar, coordenar e comandar - POCCC. Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Ressalte-se, então, que destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmente chama-se apenas Dirigir (Liderança).

Atualmente, as principais funções administrativas são:

Fixar objetivos (planejar)
Analisar: conhecer os problemas;
Solucionar problemas;
Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);
Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (Direção);
Negociar; Tomar decisões (rápidas e precisas);
Mensurar e avaliar (Controlar).

O papel do administrador

Planejar:
"Definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos", ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório."

O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

Organizar:
Pode-se constatar que se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividade sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa. 

Logo, organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional  tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas.

Liderar:
Envole influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum." Metas traçadas, responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos sejam alcançados." 

A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.

Falar de afetividade pode significar aderir a um sistema de gestão de pessoas de forma parcial.

Quando se fala de gerir pessoas é importante ter em atenção ser competente, reconhecer competência e competências.

Liderar significa análise, responsabilidade e justiça.

Controlar:
E por último controlar, que  "estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios"(ARAÚJO, 170,2004).

Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhadas disjuntas. Leandra Ferreira Mendonça

Princípios para um bom administrador

  • saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas;
  • saber decidir e solucionar problemas;
  • saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos;
  • ter uma visão sistemática e global da estrutura da organização;
  • ser proativo, ousado e criativo;
  • ser um bom líder;
  • gerir com responsabilidade e profissionalismo;
  • ter visão de futuro.
Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre - acessado em 26/05/2010

Dia do Administrador

No dia 09 de setembro se comemora o dia desses profissionais, que possuem uma importância incrível na sociedade. Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento das organizações, assim, os outros profissionais não iriam ter oportunidades de emprego, sem contar o caos social que se instalaria na sociedade sob essas condições.

Os primeiros administradores ao longo da história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, em meados do século XVII. A escolha da data para ser o dia do administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68. 

Tipos de Planejamento

No topo das organizações encontra-se o nível institucional que elabora o planejamento estratégico. Esse é o carro-chefe do planejamento empresarial. Ele, através de uma profunda análise dos aspectos internos e externos, determina o rumo a ser seguido pela empresa para os próximos anos e chefia a alocação de recursos. É por ser complexo que a responsabilidade pela elaboração desse planejamento fica a cargo da alta administração da empresa. Estar ciente dos pontos fortes e fracos da empresa, das ameaças e oportunidade e da conjuntura econômica é a competência mínima necessária para se alcançar os objetivos de longo prazo. Afinal, a implantação das diretrizes propostas pelo planejamento estratégico, por ter característica de irreversibilidade, pode comprometer a sobrevivência da empresa. 

A figura a seguir mostra as etapas do planejamento estratégico.





Todavia, de forma isolada, o planejamento estratégico é insuficiente para movimentar uma empresa. O estabelecimento de objetivos de longo prazo não apresenta ações imediatas que operacionalizem o processo. A ausência desses aspectos é suprida com o desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada. 

Os planejamentos táticos focalizam-se em otimizar determinada área da empresa e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas pelo planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos previamente fixados no plano estratégico. Difere basicamente do planejamento estratégico por compreender prazos mais curtos, ter uma menor abrangência, apresentar riscos menores e, portanto, ser mais flexível e passível de reversão. 

A fase final do processo de planejamento consiste em formalizar o plano pretendido, através da criação de metodologias de desenvolvimento. Essa responsabilidade fica a cargo do planejamento operacional que, em suma, elabora o plano de ação que será aplicado no dia-a-dia da empresa. Esse planejamento contabiliza os recursos necessários para desenvolvimento e implantação, apresenta os procedimentos básicos a serem adotados, os responsáveis pela implantação e execução e os produtos finais esperados. Sempre obedecendo a métodos, orçamentos predefinidos e cronogramas. Em critério de comparação, o planejamento operacional compreende prazos ainda menores, tem menor abrangência, apresenta riscos menores e maior flexibilidade em sua execução do que o planejamento tático.
Frank de Paula Moreira
Fonte: http://www.administradores.com.br/ – acessado em 26/06/2010

O Técnico em Administração

O técnico em Administração Empresarial controla as atividades da rotina administrativa das empresas. Ele contribui para elaboração de planos (estratégicos, táticos e operacionais) para atingir os objetivos da organização por meio de certas ações, condições e recursos adequados a este fim.

Atividades

Entre tantas e diversificadas atividades do técnico em Administração Empresarial destacam-se:
  • Gerenciar pessoas ou apoiar essa gestão.
  • Administrar orçamentos.
  • Gerenciar ou apoiar a gestão de patrimônio.
  • Interpretar resultados de estudos mercadológicos, econômicos e tecnológicos, utilizando as informações que obteve no processo de gestão.
  • Aplicar os instrumentos de planejamento e executá-los. Controlar e avaliar os procedimentos relacionados com: pessoal. recursos materiais. tributos e impostos. finanças. contabilidade. patrimônio. seguros. produção e sistemas de informação.
  • Gerir atividades de rotina relativas à aquisição, armazenagem, preservação e manutenção de materiais e relativas à produção, garantindo: o atendimento aos padrões de qualidade dos recursos. o desempenho eficiente no trabalho e o aperfeiçoamento do processo produtivo.
  • Implementar ações de gestão ambiental, atendendo normas e legislações ambientais, propondo ações preventivas de impactos ambientais e promovendo o desenvolvimento sustentável.
  • Elaborar e analisar demonstrativos contábeis e financeiros, acompanhando a movimentação financeira.
  • Gerenciar custos, analisando-os e confrontando-os com as informações contábeis.
  • Realizar atividades de comércio exterior.

Mercado de trabalho

Há oportunidades em todos os setores econômicos: indústria, comércio, agricultura, prestação de serviços; empresas de pequeno, médio e grande porte, tanto públicas quanto privadas ou mistas e também em organizações não governamentais.
Podem desempenhar suas funções em escritórios de assessoria; departamentos de comércio exterior; grandes lojas (magazines), supermercados, bancos, clubes, associações, sindicatos etc.


O significado do símbolo da Administração



A forma básica na verdade é um quadrado perfeito, que representa o equílibrio entre diversas forças.
Ao dobrarmos as pontas do quadrado, formamos 4 setas, duas que apontam para o centro da forma, representando a convergência dos esforços, energia e recursos internos da empresa em prol de um objetivo comum, e duas setas que apontam para as laterais direita e esquerda, que nos lembram que tais recursos e esforços devem ser direcionados também para o equilíbrio da organização com o ambiente externo. O azul foi escolhido por ser a cor que representa a criatividade.


Para maiores informações acesse o site do Conselho Federal de Administração: http://www.cfa.org.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mais lidas na Última semana

As mais lidas do mês

As mais lidas do blog

Meu canal no youtube