Livros


Nesta seção você encontra livros que li e recomendo.



  




17 EQUAÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO

 
Formato: Livro
Autor: STEWART, IAN
Idioma: PORTUGUES
Editora: ZAHAR
Assunto: CIÊNCIAS EXATAS - MATEMÁTICA



 
Sinopse

Um dos mais famosos e respeitados matemáticos da atualidade, Ian Stewart explora as conexões vitais entre a matemática e o progresso da humanidade e demonstra como as equações são parte integrante da nossa vida desde a Antiguidade, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento - seja com a comunicação global, GPS, lasers, naves espaciais ou a energia atômica. 17 equações que mudaram o mundo é um relato apaixonado e único da história do homem, contado através de dezessete formulações matemáticas cruciais, do teorema de Pitágoras à teoria do caos.



A MUSICA DOS NÚMEROS PRIMOS

A HISTORIA DE UM PROBLEMA NÃO RESOLVIDO NA MATEMATICA

Formato: Livro
Autor: SAUTOY, MARCUS DU
Idioma: PORTUGUES
Editora: ZAHAR
Assunto: CIÊNCIAS EXATAS - MATEMÁTICA


Sinopse
 
Numa narrativa rica e abrangente, 'A música dos números primos' conta a história de um dos maiores problemas da matemática, que culminou, em meados do século XIX, com uma hipótese do alemão Bernhard Riemann - era possível haver harmonia entre os números primos, semelhante a uma harmonia musical. A partir de então, as mentes mais ambiciosas da matemática embarcaram nessa procura que parece não ter fim.




A JANELA DE EUCLIDES - A HISTÓRIA DA GEOMETRIA

DAS LINHAS PARALELAS AO HIPERESPAÇO

Formto: Livro
Autor: MLODINOW, LEONARD
Tradutor: ALMEIDA, ENEZIO DE
Idioma: PORTUGUES
Editora: GERAÇAO EDITORIAL
Assunto: CIÊNCIAS EXATAS - MATEMÁTICA

Sinopse
 
Leonard Mlodinow, Phd em física e matemática, parceiro e co-autor de Stephen Hawking na sequência de 'Uma Breve História do Tempo', narra em 'A Janela de Euclides - A História da Geometria, das Linhas Paralelas ao Hiperespaço', de maneira incrivelmente clara e divertida, a história fascinante da geometria ao longo do tempo. Mlodinow mostra que a geometria é uma ciência que permeia todo o mundo em que vivemos. Ela afeta as nossas percepções de arte e música. A pintura e a escultura seguem princípios geométricos básicos de proporção e simetria; as relações definem as escalas musicais e as composições clássicas são altamente matemáticas em sua natureza. A arquitetura busca na geometria as bases do que é possível construir. Até o corpo humano tem uma elegância geométrica em si; o famoso desenho de Leonardo da Vinci de um homem em pé dentro de um círculo é uma demonstração de com nossa fisiologia se harmoniza com a natureza e suas leis. Tudo isso é revelado de forma divertida e clara, como num romance cheio de aventura e emoção, o que torna o livro de leitura muito fácil e agradável.



TIO PETROS E A CONJECTURA DE GOLDBACH

UM ROMANCE SOBRE OS DESAFIOS DA MATEMÁTICA

Formato: Livro
Autor: DOXIADIS, APOSTOLOS
Tradutor: RIBA, CRISTIANE GOMES DE
Idioma: PORTUGUES
Editora: EDITORA 34


Sinopse

Em 1742, na correspondência entre Christian Goldbach e o famoso matemático suíço Leonhard Euler, foi formulada a questão - 'Todo número inteiro par maior que 2 pode ser representado como a soma de dois números primos'. Hoje, mais de 250 anos depois, a Conjectura de Goldbach tornou-se um dos problemas mais intrigantes da Matemática. Mesmo já tendo sido testada, ninguém jamais conseguiu provar que a afirmação é válida para todos os números inteiros maiores que 2 - e, recentemente, até um prêmio de 1 milhão de dólares foi oferecido a quem for capaz de demonstrá-la. Este romance é a história de Petros Papachristos, um homem que dedicou sua vida a desafiar o enigma



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mais lidas na Última semana

As mais lidas do mês

As mais lidas do blog

Meu canal no youtube