quinta-feira, 28 de julho de 2011

ENEM 2011 AMEAÇADO EM MINAS GERAIS

 



Em minas gerais a participação dos alunos no Enem (Exame nacional do ensino médio) está ameaçado por falta de responsabilidade do nosso governador Anastasia, pois, não cumpre a lei do Piso Nacional. Consequentemente os educadores de minas gerais estão em greve desde o dia 08 de Junho reivindicando o cumprimento da lei.
O Enem 2011 deverá acontecer nos dias 22 e 23 de Outubro, porém,  os alunos mineiros correm o risco de  perder a condição de igualdade nos vestibulares que usam as notas do Enem, perante os alunos de outros estados.

Além disso, temos também a OBMEP 2011 (Olimpíadas Brasileiras de Matemática do Ensino Público) que deve ocorrer em Agosto, ficando mais uma vez os alunos mineiros prejudicados em relação a outros estados.

Tudo isso, porque o nosso governador não cumpre uma lei Federal!!!

O governo já está privando nossos alunos de uma escola de qualidade, do direito de terem aulas e agora vai privá-los também de um ENEM e uma competição Nacional.

É muita irresponsabilidade para um governo só!!!
 
 
 Caso o governo Anastasia não cumpra a lei 11.738/08

e pague o piso aos educadores a greve deve continuar.

A próxima Assembleia está marcada para 3 de Agosto .




quarta-feira, 27 de julho de 2011

Curso de operador de máquinas

Parceria Sine e Senai irá proporcionar capacitação para futuras contratações da Cabelauto

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 40 vagas no curso de operador de máquinas fixas em geral. O período de inscrições vai até o próximo dia 12, terça-feira e os interessados devem se dirigir até o Sine Itajubá, localizado à rua Coronel Francisco Braz, 42, Centro, ou no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Itajubá, à rua Dr. Luiz Rennó, 715, bairro Avenida. O candidato deve ter acima de 18 anos e ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio. O curso será gratuito e terá carga horária de 200 horas.

Após a inscrição, o candidato fará uma prova seletiva no dia 13, às 13h, no Senai. Quem for aprovado na seleção escrita, iniciará as aulas no dia 18 de julho, no Senai Itajubá.
Os alunos que concluírem a formação já estarão aptos para participar da seleção de novos funcionários na empresa Cabelauto Brasil, instalada em Itajubá.

Dúvidas podem ser esclarecidas nos telefones (35) 3622.4235, 3623.1788, 3622.4566. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h e aos sábados, das 13h às 18h.

Fonte: Site da PMI

terça-feira, 26 de julho de 2011

Professora usa xadrez para dar lições de matemática e combater bullying


Alunos mostraram melhora nas notas e no rendimento, diz educadora.
Estudantes voluntários ensinam jogo para outras crianças de Apiaí (SP).

Fernanda Nogueira Do G1, em São Paulo
Xadrez escola SP (Foto: Arquivo pessoal) 
Estudantes jogam xadrez em tabuleiro gigante
montado na E. E. Antonia Baptista Calazans Luz,
em Apiaí (SP) (Foto: Arquivo pessoal)



Uma vez por semana a professora de matemática Janice Corrêa Prestes, da escola estadual Professora Antonia Baptista Calazans Luz, em Apiaí, na região do Alto do Ribeira, no interior de São Paulo, dispensa o giz e a lousa para jogar xadrez com seus alunos. A prática, segundo a professora, ajuda os estudantes a ter mais concentração, a desenvolver suas habilidades cognitivas, a ser mais observadores, mais reflexivos e mais analíticos. Além disso, o jogo dá lições de respeito, ética, incentiva a amizade e a participação em competições. O xadrez também é usado em propostas de aumentar a autoestima do aluno e de combate ao bullying.

“Noventa por cento dos alunos gostam das aulas. Isso numa época de internet, computadores. Eles percebem que o jogo faz diferença na vida deles. A máquina não tem vida. Quando vão jogar, prestam atenção no outro, no olhar, na respiração”, disse Janice. “Quando analisam a jogada, eles têm que fazer uma síntese como nos exercícios." Segundo ela, cada peça do xadrez tem um significado que pode ser usado para desenvolver a autoestima do estudante.
arte xadrez (Foto: Editoria de Arte/G1)

A professora Janice Corrêa Prestes desenvolveu projeto para o uso do xadrez como forma e combate ao bullying (Foto: Arquivo pessoal) 
A professora Janice Corrêa Prestes desenvolveu
projeto para o uso do xadrez como forma e combate
ao bullying (Foto: Arquivo pessoal)

Desde o início do projeto, em 2002, Janice percebeu melhora no rendimento e nas notas dos estudantes. "A escola teve nota acima da média nos testes do governo", disse. Outros professores aderiram à ideia. Os estudantes têm aula sobre a origem do xadrez na aula de história e sobre a trajetória do jogo em geografia. Praticam ainda na aula de educação física.

Milena Gabriely dos Santos, de 17 anos, faz o terceiro ano do ensino médio. Tem aulas com a professora Janice desde a 5ª série. “O tabuleiro é matemática. O número de casas pode ser representado por uma fração, dar noção de simetria, equivalência, de horizontal, vertical, diagonal. Usei em um trabalho sobre cônicas e polígonos”, disse. A adolescente já decidiu que vai prestar vestibular para medicina. “O xadrez ajuda a lidar com o futuro, a tomar decisões sob pressão, a pensar nas consequências do que fazemos.”

Hoje, cerca de 20 alunos de Janice são voluntários em outras escolas no contraturno das aulas. Ensinam xadrez a outros estudantes. Jogam em casa também, com irmãs, primos, amigos e fazem de tudo para ensinar aos pais.

Emanuele Aparecida Corrêa Camargo e Deiciane Jhenielly de Almeida Cunha, ambas de 15 anos e alunas do segundo ano do ensino médio, fazem parte do grupo de voluntários. “Queria passar algo para alguém. Está sendo bom de ver meus alunos aprendendo”, disse Emanuele. “Fiquei mais próxima da minha família, mais paciente, o jogo me trouxe mais calma”, disse Deiciane.
Xadrez na escola (Foto: Arquivo pessoal) 
Xadrez na sala de aula (Foto: Arquivo pessoal)
Combate ao bullying

Com um prêmio em dinheiro que o projeto ganhou, a escola construiu um tabuleiro e peças gigantes para os alunos jogarem no pátio. Os alunos criaram uma gincana com perguntas de matemática e conhecimentos gerais. Quem acerta caminha no tabuleiro gigante.

Há dois meses, os alunos criaram um projeto de combate ao bullying e ao preconceito em que usam o xadrez. Os estudantes usaram as peças do jogo para falar sobre o bullying às pessoas que passavam pela praça da cidade. Alguns consideram que o peão é nada, mas dependendo da jogada, pode ser a peça mais importante. O cavalo tem força, mas não pisa nos adversários", destaca a professora.

O projeto do uso do xadrez nas escolas, da professora Janice, levou o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) a escrever um projeto de lei que obriga todas as escolas a ensinar xadrez aos estudantes. O texto já passou por comissões da Assembleia Legislativa e está na fila para votação no plenário.

 

Brasil conquista medalhas de Prata e Bronze na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO)

contracapa



O Brasil obteve um excelente resultado este ano na 52a. Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada entre os dias 16 e 24 de julho na cidade de Amsterdã na Holanda, conquistando três medalhas de prata e três de bronze.

Os estudantes: André Macieira Braga (Belo Horizonte – MG), João Lucas Camelo Sá (Fortaleza – CE) e Henrique Fiúza do Nascimento (Brasília – DF), conquistaram as medalhas de prata, enquanto Débora Barbosa Alves (São Paulo – SP), Maria Clara Mendes Silva (Pirajuba – MG) e Gustavo Lisbôa Empinotti (Florianópolis – SC) conquistaram medalhas de Bronze.

Com este resultado o Brasil classificou em vigésimo lugar entre 101 países participantes.


contracapa





 
 
 
 Fonte: http://www.obm.org.br

domingo, 24 de julho de 2011

Sebrae em Ação acontece de 25 a 28 de julho

Entre os dias 25 e 28 de julho, acontece em Itajubá o Sebrae em Ação, evento organizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas). O programa acontece em mais de 25 cidades de Minas Gerais, com o objetivo de viabilizar uma série de soluções para os clientes do seu município, organizadas de acordo com a necessidade da cidade.

Durante os dias do evento, diversos serviços serão disponibilizados, como orientação empresarial, palestras gerenciais e temáticas, oficinas, clínicas tecnológicas, consultorias, além de cinema, teatro empresarial e workshop. A programação é organizada pelo Sebrae de acordo com a necessidade de cada cidade.

Em Itajubá, o Sebrae em Ação será realizado no Vila Nova Shopping. As inscrições são gratuitas e limitadas. A organização do evento pede a doação de 1 litro de leite longa vida no ato da inscrição. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (35)3622-2277 ou no próprio Sebrae, localizado à rua Frederico Leite, 118, no bairro Porto Velho. Para mais informações, visite: www.sebraemg.com.br.

Fonte: Secom Itajubá / Conexão Itajubá / Panorama FM

Professor da UFRR lança livro bombástico

Deus pode ser explicado através de estruturas matemáticas? Quem responde a esta pergunta é o professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Gentil Lopes da Silva, com o lançamento do seu livro O Tao da Matemática: uma construção matemática de Deus. A obra foi lançada recentemente pela Letra Capital Editora, do Rio de Janeiro, e já está a venda pela internet e nas principais livrarias de Boa Vista.


O livro O Tao da Matemática examina o conteúdo das religiões sob a ótica da ciência em busca da verdadeira espiritualidade. É fruto de exaustivas pesquisas na prática dos grandes mestres do passado e da atualidade, com a ajuda da ayahuasca (o mesmo chá utilizado nos rituais da União do Vegetal e do Santo Daime). É uma obra polêmica que vai incomodar os mercenários da religião.
 
Nas palavras do próprio Professor Gentil, seu livro “é uma chave que liberta a alma das gaiolas que são as religiões”. E citando o profeta Isaías, ele acrescentou: “É um livro para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere, os que jazem em trevas”.
 
O Tao da Matemática, uma obra monumental de 500 páginas, foi publicado pela Letra Capital Editora, especialista em pequenas edições pagas pelo autor e está à venda na internet no site da distribuidora www.lojasingular.com.br. Em Boa Vista o livro pode ser encontrado na Livraria Saber e nas livrarias da UFRR e da Megafarma.
 
Gentil Lopes da Silva é vegetariano e nasceu em Boa Vista em 1960. Tem graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1986) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1997). Há muitos anos atua como professor do Departamento de Matemática da UFRR.

Gentil Lopes assina sua obra como “Gentil, o Taumaturgo”. Sendo assim, o autor promete fazer milagres na Terra de Makunaima com sua “construção matemática de Deus”. É esperar para ver. Mais informações e contato com o autor pode ser feito através do e-mail gentil.silva@gmail.com. 

Fonte: http://www.bvnews.com.br - acessado em 24/07/2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Só a união gera a força


Devido a manipulações exercidas de todas as formas ao longo de anos, utilizando os mais absurdos instrumentos subliminares, nosso povo brasileiro possui a lamentável cultura do tal 'não podemos'. E não é de hoje que assisto inúmeras paralisações terminarem sempre com o mesmo desfecho: o governo ameaça, joga a Polícia e a 'justiça' em cima, a maioria recua, o movimento perde sua unidade... e tudo acaba como a classe política gosta. No final das contas, os governantes usam a própria máquina administrativa e a mídia em seu costumeiro discurso demagógico e hipócrita e conseguem jogar muitos pais e alunos contra os professores. E, infelizmente, a classe sai como vilã da história. Realmente é preciso dar um basta nisso! Chega de tanto desrespeito e abuso! Se o povo colocou, o povo pode expulsar. Por que com outras classes – metalúrgicas, policiais, juízes por exemplo - isso não acontece? Porque eles são UNIDOS e não se curvam diante do autoritarismo mercantil e farisaico. Sabem o poder, a força que têm. E a classe do magistério, UNIDA, tem muito mais força e poder que qualquer Justiça comprada, que qualquer governante corrupto e hipócrita. Vejamos o exemplo do que aconteceu no Egito e está acontecendo em outros países onde o regime ditatorial e absoluto dominava. O povo deu um 'basta', se uniu e exigiu seus mais nobres e dignos direitos.

Você que é professor e que por algum motivo não aderiu ainda a nossa luta, pense nisso....

EDUCAÇÃO É TUDO, MAS SÓ A UNIÃO GERA A FORÇA.


Texto adaptado do comentário feito no blog da amanda por Pablo Teixeira em 18/07/2011.

"SEM PISO, NÃO PISO NA ESCOLA"

terça-feira, 12 de julho de 2011

Publicado edital de concurso que vai preencher 21 mil vagas na rede estadual de ensino de Minas Gerais

Concurso Público

Ter, 12 de Julho de 2011 13:44
Quase 14 mil vagas são para professores que vão atuar na educação básica, com remuneração inicial de R$1.320,00
Já tem data marcada, o próximo concurso público na área da educação para a rede estadual de ensino. Foi publicado nesta terça-feira (12), o edital de concurso que define o preenchimento de vagas em todas as carreiras da educação básica do Estado. Estão disponibilizadas 21.337 vagas, sendo que a maioria delas é para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB). O edital prevê 13.993 vagas para professor nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Espanhol, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. A remuneração mínima prevista em edital para o cargo de PEB é de R$ 1.320,00 para uma jornada de trabalho de 24 horas semanais, no sistema de remuneração por subsídio. As inscrições terão início no dia 20 de setembro e a previsão é de que a primeira etapa do processo seletivo aconteça no dia 08 de janeiro de 2012.

Das vagas disponibilizadas para Professores de Educação Básica, a maioria é para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental, 3.551 ao todo. Para se candidatar a uma das vagas nesta função, os interessados devem ter formação superior, com licenciatura plena em Pedagogia ou Normal Superior. Entre as disciplinas específicas, as maiores demandas são para Língua Portuguesa (1.179 vagas) e Matemática (1.476 vagas). Nesse caso, o candidato deve ter formação superior na habilitação em que se candidatar.
Além de professores da educação básica, o edital do concurso disponibiliza vagas para os cargos de Analista Educacional – ANE (378 vagas); Analista Educacional/Inspeção Escolar – ANE/IE (133 vagas); Especialista em Educação Básica – EEB (1.869 vagas); Assistente Técnico Educacional – ATE (603 vagas) e Assistente Técnico de Educação Básica – ATB (4.401 vagas). A jornada de trabalho e a remuneração para esses profissionais variam de acordo com o cargo.
Os candidatos aprovados atuarão no órgão central da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) ou em uma das 3.779 escolas estaduais da rede, de acordo com atribuições do cargo. Todos os aprovados no concurso vão ingressar no Estado recebendo pelo sistema de remuneração por subsídio.

Efetivados
Para o concurso público da educação básica não foram contabilizadas as vagas ocupadas por servidores efetivados pela Lei 100/2007. Os cerca de 96 mil efetivados da rede estadual de ensino foram beneficiados com a legislação publicada entre os meses de abril a maio e tiveram seus direitos igualados aos dos servidores efetivos.

Inscrições
O período de inscrições vai das 10 horas do dia 20 de setembro às 14 horas do dia 19 de outubro. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Carlos Chagas, organizadora do Concurso, por meio do site www.concursosfcc.com.br. O valor da inscrição varia de R$ 37,41 a R$ 47,41, de acordo com o cargo pretendido pelo candidato. Para o Professor de Educação Básica, por exemplo, o valor da inscrição é de R$ 47,41. No ato da inscrição, o interessado deve informar o município no qual pretende concorrer à vaga.
O comprovante de inscrição, com o horário e local de realização das provas, será disponibilizado no mínimo cinco dias antes da primeira etapa pela Fundação Carlos Chagas, em sua página. Os candidatos que não possuem computadores poderão utilizar as máquinas disponíveis nas SREs.
O candidato comprovadamente desempregado poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição, entre às 10 horas do dia 08 de agosto às 14 horas do dia 12 de agosto. Para isto, ele deverá preencher o requerimento de isenção no site da Fundação Carlos Chagas e enviar a documentação solicitada para o endereço: Núcleo de Tratamento da Informação – Ref.: Isenção de Pagamento/SEE-MG – Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala – São Paulo – SP – CEP 05513-900. A relação dos classificados para a isenção será disponibilizada no site da FCC, a partir do dia 06 de setembro.
O candidato com necessidade especial deverá informar, no Formulário Eletrônico de Inscrição, que é deficiente e qual sua deficiência, além de manifestar se possui interesse em concorrer às vagas reservadas aos deficientes. Para solicitar inscrição na reserva de vagas, o candidato deficiente, deverá encaminhar entre os dias 20 de setembro a 19 de outubro, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), a documentação prevista no edital para o endereço: Fundação Carlos Chagas (A/C Departamento de Execução de Projetos – Ref.: Laudo Médico – SEE-MG – Av. Professor Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala – São Paulo – SP – CEP 05513-900). O candidato que não preencher os campos específicos do Formulário terá sua inscrição processada como candidato de ampla concorrência. Do total de vagas, 2.138, ou seja, 10%, são destinadas a candidatos com algum tipo de deficiência.

Provas
O concurso público será realizado em duas etapas. Na primeira, de caráter eliminatório e classificatório, o candidato fará prova objetiva. Já a segunda etapa, de caráter classificatório, será destinada a análise de títulos. A prova objetiva será composta de 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos, e a previsão é de que ela seja aplicada no dia 08 de janeiro de 2012. As referências para estudo constam do anexo V do edital do concurso. Será considerado aprovado na primeira etapa do processo o candidato que obtiver o mínimo de 50% de acertos nas questões de conhecimentos gerais e 50% nas questões de conhecimentos específicos.
As provas objetivas serão aplicadas em períodos distintos, de acordo com o cargo. Professores da Educação Básica e Analistas Técnicos farão a prova no período da manhã e os demais candidatos farão prova no período da tarde. Os candidatos que concorrerem a vagas na Unidade Central da SEE e SREs metropolitanas A, B e C realizarão as provas em Belo Horizonte. As provas também serão aplicadas em todas as cidades-sede das outras 44 Superintendências, em todas as regiões do Estado. No primeiro dia útil após a aplicação das provas serão apresentadas as datas previstas para divulgação das questões da prova múltipla escolha, dos gabaritos e/ou resultados.
Os candidatos aprovados na primeira etapa serão convocados, com o mínimo de 20 dias de antecedência, para a entrega da documentação. Será considerada a formação acadêmica do candidato de acordo com critérios constantes do anexo VI do edital, que atribui pontos, por exemplo, para cursos de especialização, mestrado e doutorado. No caso de Professor da Educação Básica, será considerado na avaliação de títulos também o tempo de serviço em estabelecimentos privados ou públicos de ensino, de acordo com critérios estabelecidos em edital.

Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/
 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Comércio só pode vender plugues e tomadas do novo padrão

04/07/2011

Por Luana Lourenço

O novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas entrou em vigor na sexta-feira (1°). A partir de agora, os plugues, vendidos isoladamente ou em aparelhos eletroeletrônicos expostos no mercado brasileiro, só poderão ser de dois tipos: com dois ou três pinos redondos.

De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), antes da padronização, que começou a ser implementada em 2000, havia pelo menos 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes no mercado.

Em balanço de fiscalizações recentes, divulgado esta semana, o Inmetro não identificou abuso de preços ou desabastecimento de mercado com a substituição das peças e registrou um índice de irregularidades abaixo de 5%, que é o percentual máximo tolerado pelo órgão. A multa para casos de produção ou venda de produtos fora do novo padrão, a partir de sexta-feira (1°), pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Gerente de uma loja de produtos elétricos em Brasília Eustáquio Silva diz que a procura pelos novos equipamentos tem sido grande, mas que os consumidores ainda reclamam da mudança de padrão e do custo da adaptação. “A mudança de todas as tomadas de uma casa pode chegar a R$ 600”, calcula.

A principal mudança é a entrada definitiva no mercado dos plugues de três pinos, em que um dos pinos tem a função de fazer o aterramento.

Além da redução do risco de choques, o novo formato permite contato mais eficiente entre a tomada e os aparelhos, evitando desperdício de energia, segundo o Inmetro.

Edição: Lílian Beraldo
Fonte: Agência Brasil


ref.  http://www.conexaoitajuba.com.br

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Nasceu o mais novo flamenguista

Nesta terça-feira dia 28/06/11 às 19:30, nasceu o mais novo flamenguista, o meu terceiro filho, com 3,805 Kg. Graças a Deus está tudo bem. Vejam a foto...










As mais lidas na Última semana

As mais lidas do mês

As mais lidas do blog

Meu canal no youtube