Com base em dados colhidos nas últimas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e em exautivas análises de especialistas no assunto, Pequenas Empresas & Grandes Negócios mapeou ideias e oportunidades em seis tendências que já despontam com força no Brasil e no mundo. Para você se inspirar e ganhar dinheiro bem antes da concorrência.
Novos velhos
A população com mais de 60 anos representa cerca de 10% dos brasileiros hoje, ou 19 milhões de pessoas. E vem crecendo a taxas maiores do que a da população total, segundo projeções do IBGE em 2025, 16%.
Além de numerosos, eles têm dinheiro para gastar. Com saúde e tempo livre, eles buscam aproveitar a vida. "Há um sentimento renovado de liberdade. Os idosos fazem cada vez mais viagens, comem em restaurantes e usam a internet", diz Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding.
Mulheres Poderosas
Mais inseridas no mercado de trabalho, mais instruídas e com menos filhos, as mulheres estão cada vez mais independentes no seu consumo. Como as tarefas domésticas competem com trabalho, estudos, academia e filhos, a nova mulher deseja terceirizar funções, sejam elas o preparo da comida, o agendamento de compromissos ou até a escolha da roupa e fazer aquilo que realmente quer.
Entre os produtos consumidos, aqueles voltados à beleza são básicos. Mas é nos tipicamente masculinos, como carros, mercado financeiro e construção civil, que está a diferença. Elas também gostam de fazer turismo com outras mulheres e comprar bicicletas de modelo feminino.
Sozinhos, Não solitários
Os sozinhos estão crescendo. Eles podem ser solteiros por opção, pessoas que ainda não casaram, viúvos e divorsiados. Moram sós, mas não estão isolados, eles estão disponíveis para viagens, passeios, jantares e visitas de amigos e podem escolher no que gastar o seu excedente de renda.
Casais com dinheiro
Sem filhos para pautar os gastos de tempo e de dinheiro, os casais voltam seus investimentos para a educação, a vida social e o prazer. Muitos substituem os filhos pelos pets.
Crianças diferenciadas
As famílias brasileiras estão se reduzindo. O Brasil é o país da América Latina com os menores lares. Com menos filhos em casa, a tendência é que os pais troquem quantidade por qualidade e concentrem um investimento maior em menos crianças.
A ideia é oferecer o que há de melhor para os rebentos em educação, brinquedos, roupas e lazer.
Classe C sofisticada
Quase metade da população brasileira faz parte da chamada classe C, que tem renda domiciliar entre R$ 1.115 e R$ 4.807, segundo dados de 2008 da Fundação Getulio Vargas.
É um público que entra em massa no consumo de aulas de inglês, alimentos semiprontos e viagens. Com a consolidação desse grupo, haverá busca cada vez maior para satisfazer o desejo por tecnologia de ponta, roupas e acessórios que ofereçam status e serviços privados de saúde e educação de qualidade.
Adaptado de:
setembro, 2010 PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS 57
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