domingo, 7 de novembro de 2010

O CONTROLE DA ORGANIZAÇÃO

Introdução


O controle está presente em nossa vida o tempo todo. Você controla o tempo para cozinhar um alimento, controla as finanças para não ficar apertado no final do mês...

Á primeira vista, parece que o controle depende só da personalidade das pessoas. Mas, na verdade, ele é algo bem amplo, que vem desde o início da vida.

Até os animais fazem coisas que remetem ao controle. Olha só as formigas, por exemplo, que monitoram seu estoque de comida, ou os pássaros, que acompanham o desenvolvimento do filhote até o momento em que ele pode voar sozinho. Tudo isso são formas de controle.

Graças ao controle (e ao autocontrole), as pessoas podem viver em sociedade e conviver umas com as outras.

Nas organizações também é assim. De que adiantaria fazer um belo planejamento, se não houvesse nenhum controle sobre os processos e os resultados? O controle é indispensável para o sucesso. Controle na organização é algo sadio e positivo.

Os gestores de uma organização precisam saber se ela está funcionando corretamente. Por exemplo, o planejamento diz: conseguir mais clientes. Será que é só porque isso está escrito no planejamento que vai acontecer? É claro que não. Tem todo um trabalho para chegar lá. E é preciso monitorar, avaliar, acompanhar, verificar se os processos são bem-feitos e se a organização está no rumo certo.

Tudo na Administração está integrado, pois controle tem tudo a ver com as outras funções administrativas que você já estudou: planejamento, organização e direção.

Controle

É uma função da administração. O papel de quem realiza o controle é observar, registrar e avaliar o trabalho realizado e os resultados alcançados, verificando se o que se planejou foi executado e se é preciso fazer ajustes ou modificações.

O controle pode ser realizado por um gestor, um líder, um supervisor, um gerente, um auditor etc. O ideal é que todos os funcionários se envolvam de alguma forma com o controle, pois ele está ligado ao bom desempenho de cada pessoa e cada departamento da organização como um todo.

Como vimos o controle acontece em diversos departamentos da organização, além disso, o controle acontece em todos os níveis: estratégicos, tático e operacional.

Controle no nível estratégico

No nível estratégico, é preciso verificar se o planejamento foi implementado corretamente e se os resultados esperados foram atingidos. Este controle cabe aos principais líderes da organização, que olham para a organização como um todo.

Veja o que os gestores consideram no controle estratégico:

• As metas do planejamento foram atingidas?

• Os demonstrativos financeiros indicam que a organização tem saúde financeira?

• Houve lucros? Houve perdas?

• Qual foi o retorno para os investimentos feitos?

• Os clientes estão satisfeitos?

• A imagem da organização é positiva?

• O que precisa melhorar no todo da organização?

Controle no nível tático

No nível tático, os departamentos precisam verificar se estão conseguindo atingir as metas que se propuseram e se realizam o trabalho da melhor maneira possível. O controle é mais voltado para dentro da organização e tem foco no médio prazo.

Controle no nível operacional

No nível operacional, o controle está voltado para a manutenção das rotinas de trabalho em cada departamento. Seu foco é interno e de curto prazo. Em geral, quem faz mais diretamente esse controle pode ser o chefe de cada departamento, ou ainda o gestor que lidera a organização (e seus delegados).

Etapas do controle

O controle é feito em quatro etapas principais, que envolvem as seguintes ações:

1. Estabelecer critérios e indicadores de avaliação.

2. Avaliar o desempenho.

3. Comparar o desempenho com os indicadores que foram estabelecidos.

4. Realizar ações de correção ou de modificação.




Adaptado de:
Módulo 3 - Administração - Telecurso Tec
 

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