O controle está presente em nossa vida o tempo todo. Você controla o tempo para cozinhar um alimento, controla as finanças para não ficar apertado no final do mês...
Á primeira vista, parece que o controle depende só da personalidade das pessoas. Mas, na verdade, ele é algo bem amplo, que vem desde o início da vida.
Até os animais fazem coisas que remetem ao controle. Olha só as formigas, por exemplo, que monitoram seu estoque de comida, ou os pássaros, que acompanham o desenvolvimento do filhote até o momento em que ele pode voar sozinho. Tudo isso são formas de controle.
Graças ao controle (e ao autocontrole), as pessoas podem viver em sociedade e conviver umas com as outras.
Nas organizações também é assim. De que adiantaria fazer um belo planejamento, se não houvesse nenhum controle sobre os processos e os resultados? O controle é indispensável para o sucesso. Controle na organização é algo sadio e positivo.
Os gestores de uma organização precisam saber se ela está funcionando corretamente. Por exemplo, o planejamento diz: conseguir mais clientes. Será que é só porque isso está escrito no planejamento que vai acontecer? É claro que não. Tem todo um trabalho para chegar lá. E é preciso monitorar, avaliar, acompanhar, verificar se os processos são bem-feitos e se a organização está no rumo certo.
Tudo na Administração está integrado, pois controle tem tudo a ver com as outras funções administrativas que você já estudou: planejamento, organização e direção.
Controle
É uma função da administração. O papel de quem realiza o controle é observar, registrar e avaliar o trabalho realizado e os resultados alcançados, verificando se o que se planejou foi executado e se é preciso fazer ajustes ou modificações.
O controle pode ser realizado por um gestor, um líder, um supervisor, um gerente, um auditor etc. O ideal é que todos os funcionários se envolvam de alguma forma com o controle, pois ele está ligado ao bom desempenho de cada pessoa e cada departamento da organização como um todo.
Como vimos o controle acontece em diversos departamentos da organização, além disso, o controle acontece em todos os níveis: estratégicos, tático e operacional.
Controle no nível estratégico
No nível estratégico, é preciso verificar se o planejamento foi implementado corretamente e se os resultados esperados foram atingidos. Este controle cabe aos principais líderes da organização, que olham para a organização como um todo.
Veja o que os gestores consideram no controle estratégico:
• As metas do planejamento foram atingidas?
• Os demonstrativos financeiros indicam que a organização tem saúde financeira?
• Houve lucros? Houve perdas?
• Qual foi o retorno para os investimentos feitos?
• Os clientes estão satisfeitos?
• A imagem da organização é positiva?
• O que precisa melhorar no todo da organização?
Controle no nível tático
No nível tático, os departamentos precisam verificar se estão conseguindo atingir as metas que se propuseram e se realizam o trabalho da melhor maneira possível. O controle é mais voltado para dentro da organização e tem foco no médio prazo.
Controle no nível operacional
No nível operacional, o controle está voltado para a manutenção das rotinas de trabalho em cada departamento. Seu foco é interno e de curto prazo. Em geral, quem faz mais diretamente esse controle pode ser o chefe de cada departamento, ou ainda o gestor que lidera a organização (e seus delegados).
Etapas do controle
O controle é feito em quatro etapas principais, que envolvem as seguintes ações:
1. Estabelecer critérios e indicadores de avaliação.
2. Avaliar o desempenho.
3. Comparar o desempenho com os indicadores que foram estabelecidos.
4. Realizar ações de correção ou de modificação.
Adaptado de:
Módulo 3 - Administração - Telecurso Tec
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