sábado, 29 de janeiro de 2011

A álgebra nas profissões

Esta é uma aula destinada a alguns exemplos de aplicação da álgebra nas profissões, iremos aqui dividir esta aula em 4 partes: a álgebra na medicina, a álgebra em uma pequena empresa, a álgebra na carpintaria e exercícios). Cada parte será publicada em um dia. 

1º dia

Introdução

Nesta aula, você vai perceber que, em diversas profissões e atividades, surgem problemas que podem ser resolvidos com o auxílio da álgebra. Alguns problemas são tão freqüentes que existem fórmulas prontas para sua rápida resolução. Outros, por não serem tão freqüentes, vão necessitar de maior raciocínio e criatividade. Mas, em todos eles, você poderá perceber a força dessa nova ferramenta que é a álgebra.

A álgebra na medicina

Na medicina, os médicos utilizam muitas fórmulas matemáticas. Principalmente para calcular as quantidades certas de remédios que devem ser dados aos doentes e para outros cálculos. São fórmulas que não podemos entender porque não somos médicos. Mas existem algumas que são simples e úteis para todos, como esta que vamos mostrar agora.

EXEMPLO 1

Como calcular a altura de uma criança?
A altura de uma criança depende de sua idade e de muitos outros fatores.Entretanto, os médicos examinaram uma quantidade muito grande de crianças brasileiras e tiraram uma média (no exercício 1 vamos lembrar o que é isso).  Essa pesquisa deu origem a uma fórmula que você mesmo pode usar para verificar o desenvolvimento dos seus filhos. A fórmula - que vale para crianças de 4 a 13anos - é a seguinte:

y =  5,7 · x + 81,5 

Nessa fórmula:
  •  x é a idade da criança (em anos)
  •  y é a altura da criança (em centímetros)
Por exemplo, se uma criança tem 5 anos podemos calcular sua altura, substituindo o x da fórmula por 5.

Veja:

y = 5,7 ·  5 + 81,5
y = 28,5 + 81,5    
y = 110 cm           

O resultado indica que, em geral, as crianças de 5 anos devem estar medindo por volta de 110 cm de altura. Em geral, como o desenvolvimento da criança depende de outros fatores, como a altura dos pais, a alimentação etc., são consideradas crianças normais as que tiverem altura até 10 cm a mais ou a menos que o valor dado pela fórmula.

Para você saber mais

Cada criança tem seu jeito de crescer.  Em geral, as meninas crescem de forma muito próxima aos valores dados pela fórmula. Já os meninos crescem um pouco menos dos 10 aos 12 anos e passam a crescer mais depois dos 12 anos. Com a fórmula que apresentamos, você pode fazer previsões. Suponha que uma menina tenha 115 cm de altura aos 5 anos.  Essa criança tem, portanto, 5 cm a mais que o valor dado pela fórmula. Se tudo correr normalmente, essa diferença deve se manter (ou até aumentar um pouco) ao longo dos anos. Assim, se você quiser saber que altura ela terá aos 10 anos, aplique a fórmula e acrescente esses 5 centímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mais lidas na Última semana

As mais lidas do mês

As mais lidas do blog

Meu canal no youtube