quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Possíveis temas para a Redação do ENEM 2015

Com a intenção de ajudar com o  ENEM 2015 que já está aí, eu fiz uma pesquisa com alguns temas mais comentados que são possíveis para a redação.

Fica ai a dica do blog:

O tema da redação do Enem é escolhido em meio a assuntos que são abordados no nosso cotidiano. Acontecimentos políticos, sociais, ambientais e culturais do Brasil e do mundo podem ser temas da prova do exame.

Alguns assuntos são mais prováveis, devido a sua grande repercussão política ou por fazerem parte das discussões feitas pela sociedade.

1 – A falta de água:  pode ser um possível tema já que este problema faz parte há mais de um ano da vida dos moradores do sudeste e persiste há mais de um século no cotidiano de nordestinos. A prova pode solicitar que o assunto seja discutido sobre esse viés, questionando as políticas  públicas de combate à seca e o comportamento da população para evitar a falta d’água.

2 – A falta de recursos hídricos:  é a crise do setor energético que está impactando no aumento da conta de energia e, por consequência, no setor comercial, industrial e na própria residência das pessoas. A prova pode pedir para o estudante relacionar a falta de recursos, as questões políticas nessa crise e a solução para a geração de energia, principalmente, uma energia que impacte menos no meio ambiente.

*3 – Os 50 anos do golpe militar de 1964: relembrando que a ditadura provocou no país, a censura, a tortura, as decisões políticas dos governos ditatoriais e a manobra política para o golpe militar, pode ser um forte candidato para o tema da redação do ENEM 2015.

4 - Terceirização: Um assunto também muito interessante é a aprovação da nova Lei da Terceirização que hoje está no Senado e pode mudar, completamente, o cenário de contratação de funcionários no país.

5 – As manifestações políticas: que estão acontecendo nas ruas, mas que participaram das redes sociais, como essas ferramentas de comunicação e interação “virtual” estão despertando o interesse político e levando às pessoas as ruas. È interessante falar sobre a potencialidade da ferramenta na comunicação das pessoas, no debate de assuntos e de levar a informação ao público. Também é possível falar sobre a confiabilidade do que passa pelas redes sociais, pois nem sempre as informações são corretas.

6 – A mobilidade urbana: é um problema que afeta vários países no mundo, praticamente todas as cidades grandes, principalmente, do Brasil sofrem com o excesso de carros particulares, poucas linhas de transporte público e falta de incentivo de transportes alternativos, como as bicicletas. A prova pode pedir ao estudante indicar alternativas para melhorar a mobilidade urbana e falar sobre o conflito entre os diferentes públicos que utilizam as vias de trânsito, como o pedestre, o ciclista, o motociclista e o motorista de carro.

*7 – Preconceito racial: que alguns atletas ainda sofrem no meio esportivo, principalmente, em relação às torcidas que, em momentos de fúria, xingam jogadores com palavras preconceituosas, além de qualquer outra forma de preconceito racial, também pode ser um tema da redação do ENEM 2015.

*8 – O conceito da família: deste século, com o objetivo de debater sobre a adoção de crianças por casais homossexuais e sobre a nova norma na guarda compartilhada de crianças, quando os pais se divorciam.

9 – Dengue. O tema pode pedir para falar dos novos casos da doença, das campanhas de combate e sobre a conscientização da população.

10 – A saúde da mulher também pode ser um assunto abordado, principalmente, sobre a legalização do aborto, os maus tratos em hospitais durante o procedimento de partos, além da limitação do número de cesáreas que poderão ser realizadas pelos médicos e planos de saúde.

11 – As campanhas de vacinação principalmente contra o Sarampo e o HPV, para meninas de até 13 anos de idade. Um assunto batido, mas que o estudante deve estar sempre preparado é sobre os problemas no  Sistema Único de Saúde (SUS) como falta de médicos, atrasos, grandes filas de espera e falta de equipamentos, além do Programa Mais Médicos.

12 – O limite da estética e da saúde também é um bom assunto. Até onde o ser humano pode ir para atingir a sua exigência em relação à beleza. O busca pelo corpo perfeito, com dietas, cirurgias plásticas e produtos, tem limite?

13 – A sustentabilidade de empresas e o aquecimento global são assuntos comuns nessa área. Mas, no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos é um tema que agora está sendo muito debatido nos municípios do país. Então é importante saber sobre o que é essa política, o dever dos governos municipais e como a população pode cobrar a coleta seletiva.

14- Escândalo e corrupção na FIFA: Nos últimos meses a mídia noticiou sobre a prisão de diversas pessoas ligadas a FIFA e os esquemas de corrupção, na copa que foi realizada no Brasil e nas duas próximas. É bom ficar atendo a isso!

15- Corrupção na Petrobras: Apesar de estar na mídia, é menos provável mas perfeitamente possível cair este tema na redação do ENEM. Foi a notícia de início de toda a polêmica crise no Brasil e é um tema muito quente, que figura todos os dias na mídia.

*16- PEC das Domésticas: No ano em que a CLT completa 70 anos, foi aprovada a PEC das domésticas que entre outras coisas garante horas extras e Adicional Noturno para estes trabalhadores. Um tema bastante polêmico. De um lado os patrões que precisam dos serviços mas não tem como pagar a mais para as trabalhadoras e outro as domésticas que necessitam de mais direitos.
Vale a pena ler um pouco sobre o assunto e ficar por dentro, pois pode ser um possível tema de redação do ENEM.

*17- Novos Modelos de Educação no Brasil:O Brasil possui em pauta novos modelos de educação no século XXI. Tudo isto se deve as novas tecnologias e acessos à educação e informação, muito mais fáceis de encontrar no mundo web. Tudo isto está retratado no polêmico documentário “Quando sinto que já sei”.

*18- Transito em grandes metrópoles:As metrópoles têm visto o trânsito piorar a cada dia e com o passar dos anos os problemas só aumentam.  Veja alguns pontos que podem ser abordados nessa temática: transporte público, greves, o preço da passagem, o passe livre para estudantes, faixa exclusiva para o transporte coletivo, ciclovias, poluição sonora, transporte público individual, os aplicativos para contratação de transporte, a quantidade de carros nas estradas, a infraestrutura viabilizada pelo governo.

19- Liberdade de Expressão e Mídia:Este tema se torna cada dia mais comentado, devido a popularização da internet, as formas de expressão e de liberdade de imprensa tem sido muito discutidas, principalmente após o ataque terrorista à revista francesa Charlie Hebdo. Os limites entre liberdade de expressão e respeito também podem ser abordadas.

20- Desigualdade Étnica e de Gênero:O Brasil é um dos países mais desiguais, em muitos aspectos, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo.

21- Intolerância Religiosa:O ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar bem essa questão. A intolerância religiosa é grande no Brasil e em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar que o Estado é laico e deve respeitar os diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o preconceito com religiões de origem africana.

22- Ativismo em Redes Sociais:As redes sociais têm sido usadas para marcar protestos, para questionar projetos de leis polêmicos e reivindicações têm sido feitas através de abaixo-assinado online. Essa é uma nova forma de participação política.

*23-Voluntariado e Transformações Sociais:Hoje em dia o pensamento de voluntariado como assistencial já não faz mais tanto sentido, a mudança tem sido em relação a uma tentativa de mudança social, através de medidas inclusivas e de impacto. Outro ponto a ser considerado é a valorização que as empresas fazem de candidatos e funcionários que realizam trabalhos voluntários.

*24- A transformação do papel da mulher na sociedade contemporânea: Esse assunto é bem aberto e recorrente, podendo ser algo bom para o tema da redação do Enem 2015.

*25- Casamento gay: O casamento gay sempre está em pauta e ganha cada vez mais força para ser tema da redação do Enem 2015. Especialmente agora que saiu na mídia toda a polêmica sobre a propaganda do Boticário e o casal gay na Novela. Eu colocaria esse como o principal assunto para a redação do ENEM.
Juntando com a aprovação de casamento Gay nos EUA, continua sento um Tema Muito Forte!

26- A lei de cotas nas universidades: Saber o que as pessoas acham sobre as cotas em universidades também pode ser tema para redação do Enem.

*27- Redução da maioridade penal: Devido ao grande debate sobre o assunto nos últimos meses, o projeto proposto pela Câmara Federal para a redução da maioridade penal, pode ser tema de redação do Enem 2015. Aliado aos debates que estamos vendo quase que semanalmente e por ser um tema muito controverso, acreditamos ser possível cair sobre este tema na redação do ENEM 2015.

28- Justiça com as próprias mãos: Tema bastante polêmico em 2014 e que pode ser discutido com mais imparcialidade esse ano. O combate à violência através da justiça com as próprias mãos é válido? Definições de justiça, casos de linchamentos, rebeldia com a ordem e segurança públicas são alguns pontos que abordam essa temática.

fonte: http://www.gabaritoenem.com/possiveis-temas-de-redacao-enem-2015/

29- Tráfico de drogas e violência urbana: assuntos propícios de discussões e que estão presentes no dia a dia dos brasileiros.

*30- Jogos Olímpicos 2016: O Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos de 2016. Quais serão os impactos positivos e negativos para a cidade, o Estado e o País?

*31- Descriminalização das drogas: Em Portugal, consumir alguma droga não é crime. A posse (mas não o tráfico) de drogas passou a ser um problema a ser tratado no âmbito da saúde e não da polícia. Um dependente químico que for pego usando drogas não é preso, e sim encaminhado para um programa de tratamento (se o usuário quiser). Desde a descriminalização, há quase 15 anos, o consumo de drogas no país diminuiu. Será que esse modelo funcionaria no Brasil?

*32- Limites do Humor: é permitido fazer graça sobre tudo? Onde acaba o humor e começa o desrespeito? O mundo está ficando “mais chato”, mais conservador, ou mais consciente das diferenças e direitos do outro?

*33- Terceira Idade: O Brasil está ficando mais velho, pois a população começa a ter uma expectativa de vida maior. Como estamos nos preparando para cuidar dos nossos idosos?

34-  Sustentabilidade nas empresas: O termo sustentabilidade está bastante em alta no Brasil com a crescente preocupação com o meio ambiente. Nesse contexto, as empresas precisam atuar coincidindo a busca por lucros com o cuidado ambiental. Políticas empresariais e marketing verde são os pontos de destaque nessa discussão.


*possíveis temas na opinião do Prof. Frank de Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mais lidas na Última semana

As mais lidas do mês

As mais lidas do blog

Meu canal no youtube