quinta-feira, 29 de julho de 2010

Como elaborar seu currículo

COMO ELABORAR SEU CURRÍCULO


Na hora de elaborar um currículo é fundamental pensar nas informações que você quer oferecer para quem está selecionando e de que forma você irá apresentá-las.

O significado do termo currículo é um “aportuguesamento” da expressão Latina Curriculum Vitae, que significa “curso da vida”.

Hoje em dia, já não se usa mais colocar o título Curriculum Vitae ou Currículo no alto da página. Pode começar pelo nome completo da pessoa, em negrito. Informe idade (não coloque data de nascimento, pois, assim, o selecionador terá que fazer contas para saber a sua idade) e estado civil. Algumas empresas têm pedido informações sobre se o candidato é fumante ou não. Nesse caso, este é o espaço adequado para fornecer este dado.

Escreva seu endereço completo, com todos os complementos completos, coloque também os números de telefones para contato e e-mail, se tiver. Também já não usa mais informar número de documentos como CIC, RG e outros. Deixe isto para quando estiver efetivado na vaga.

O currículo tem que cumprir o papel de comunicar, de forma rápida e objetiva, informações que sejam realmente relevantes para a decisão do selecionador de chamar ou não o candidato para as próximas etapas da seleção.

O próximo passo é informar o seu objetivo profissional, o cargo a que você está se candidatando ou, ainda, suas áreas de interesse. Quando estiver enviando um currículo em resposta a uma vaga, é aconselhável que você preencha esse campo exatamente como está no anúncio.

No campo da formação acadêmica não precisa informar todos os lugares em que estudou e todos os cursos que fez. Comece pelo mais recente e de maior peso. Caso ainda esteja cursando a faculdade, informe isso. Caso tenha feito um curso técnico profissionalizante, informe isso. De outra forma, se você fez ensino médio normalmente e agora é universitário informe apenas a graduação atual. Caso esteja cursando ou tenha concluído até o ensino médio, então é esta a última formação que deve vir neste campo. Vale apena lembrar que você deve incluir mês e ano de início e conclusão do curso que fez, para quem ainda está cursando, mês/ano de início e previsão de conclusão do curso.

Crie um espaço para informar suas qualificações profissionais, uma espécie de síntese de seus conhecimentos, habilidades e atitudes no campo de trabalho.

A seguir, relacione os cursos, seminários, simpósios, workshop e palestras de que participou. Sempre em ordem cronológica, do mais recente ao mais antigo. Coloque o nome do evento, ou lugar onde realizou e a data. Para cursos de maior duração, informar a carga horária.

Informe o seu nível de fluência para escrever, ler e entender uma língua estrangeira. Seja sincero e não exagere em suas habilidades, pois se esse aspecto for muito importante para vaga, a sua dificuldade será rapidamente percebida.

Em fim, a experiência profissional. Esse é o momento de você apresentar as empresas onde teve trabalhando. Faça isso em ordem cronológica, da mais recente as mais antigas. Informe o período em que esteve em cada empresa e o cargo que ocupou. Quando se tratar do primeiro currículo e você não tiver trabalhado ainda, aproveite esse espaço para relatar experiências referentes a intercâmbio cultural, participação em trabalhos voluntários ou em projetos e eventos pela faculdade ou escola que tenham alguma relevância.

Não é necessário colocar foto, datar e assinar o currículo. A pretensão salarial só deve ser incluída se for solicitada pelo contratante. Aliás, é indicado que você deixe este aspecto para o último momento da entrevista.

Seja objetivo na apresentação das informações. Os currículos hoje têm, no máximo, duas páginas. Mostre sua competência, seus pontos fortes, pense no que pode despertar o interesse do recrutador, mas não precisa contar a história da sua vida inteira.

Seja verdadeiro, não invente coisas para impressionar. Tudo o que constar no currículo poderá ser questionado na hora da entrevista. Qualquer mentira percebida pelo recrutador elimina o candidato. Além disso, não diga que sabe fazer algo se não sabe: mostre-se disposto a aprender.

Escreva corretamente. Um erro de português no currículo pode eliminá-lo imediatamente. Se necessário peça a alguém que o ajude na revisão. Não escreva o currículo a mão; se necessário, peça a alguém que o digite no computador.

Mantenha seu currículo atualizado. Procure adaptá-lo à vaga/empresa a que está se candidatando. Procure enfocar com mais destaque nas informações que estão relacionadas à área a que está concorrendo; isto ampliará suas chances, com certeza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mais lidas na Última semana

As mais lidas do mês

As mais lidas do blog

Meu canal no youtube